30 maio 2006

Spiel des Jahres 2006

Já foram anunciados os nomeados para o Spiel des Jahres, edição de 2006.

Para quem não sabe, existem 2 prémios de referência no que a jogos de tabuleiro diz respeito:
- O Spiel des Jahres (o jogo do ano, em português), que é atribuído por um júri.
- O Deutscher Spiele Preis (prémio de jogo alemão), que é atribuído pela comunidade de jogadores através de uma votação que decorre aqui.

Enquanto o Spiel des Jahres normalmente premeia jogos com um cariz mais familiar - leia-se, mais facilmente vendáveis - o Deutscher Spiele Preis costuma ser atribuído a jogos mais pesados, os gamer's games do BGG. Reiner Knizia, por exemplo, já recebeu vários DSP, mas nunca recebeu nenhum SdJ, apesar das suas 13 nomeações.

Os nomeados na edição deste ano, pelo júri do SdJ são:

Seeräuber, de Stefan Dorra (Queen Games) .
Aqua Romana, de Martin Schlegel (Queen Games) .
Just 4 Fun, de Jürgen P.K. Grunau (Kosmos) .
Thurn und Taxis, de Karen & Andreas Seyfarth (Hans im Glück) .
Blue Moon City, de Reiner Knizia (Kosmos) .

O júri, como é hábito, deixou a sua lista de jogos recomendados:

Fettnapf ... in Sicht, de Reinhard Staupe (Amigo) .
Hart an der Grenze, de André Zatz & Sergio Halaban (Kosmos) .
Packeis am Pol, de Alvyda Jakeliunas und Günter Cornett (Phalanx Games) .
Ausgerechnet Buxtehude, de Bernhard Lach & Uwe Rapp (Huch & Friends) .
Fischmarkt, de Mario Papini (Clementoni) .
Revolte in Rom, de Stefan Feld (Queen Games) .
Mesopotamien, de Klaus-Jürgen Wrede (Phalanx Games) .
Timbuktu, de Dirk Henn (Queen Games) .
Was n das?, de Philippe des Paillères (Ravensburger).

E este ano foram também atribuídos dois prémios especiais:

O "jogo fantástico do ano" ao Shadows over Camelot, de Serge Laget & Bruno Cathala (Days of Wonder) .
O jogo complexo do ano ao Caylus, de William Attia (Ystari).

Em relação aos nomeados, houve, como é habitual, algumas surpresas. Jogos como Hacienda, Mauerbauer (Masons), ou Elasund, que têm recebido excelentes críticas, não foram sequer recomendados e isto apesar dos seus autores serem verdadeiros pesos-pesados (Klaus Teuber, Leo Colovini e Wolfgang Kramer) e virem de editoras grandes e poderosas (Kosmos e Hans im Glück). Por outro lado, entre os nomeados há jogos praticamente desconhecidos (Seeräuber e Just for Fun) e outros pouco apreciados no BGG (Aqua Romana).

Os grandes favoritos são assim Thurn und Taxis, que já era apontado como o grande candidato antes de se conhecerem as nomeações - e já repousa na minha prateleira à espera da estreia - e Blue Moon City, a última criação do mestre Knizia.

À partida Thurn und Taxis é favorito, por ser menos abstracto, ter um tema histórico e que diz bastante aos alemães (é sobre uma familia, os Thurn und Taxis, que concebeu e organizou um avançadissimo serviço de correio, no século XVIII), por ter sido recebido com entusiasmo generalizado (já esgotou a primeira edição e já há outra em impressão) e por ser da autoria de Andreas Seyfarth, desta vez acompanhado da sua esposa Karen, que, recorde-se, quase conseguiu o enorme feito de vencer este prémio com um verdadeiro gamer's game, o incontornável e eterno líder do ranking do BGG, Puerto Rico.

Por outro lado, há quem diga que à 13ª é que é de vez e, por isso, será desta que o mestre Knizia entrará para o grupo dos vencedores do SdJ. O seu Blue Moon City parece ter o nível de complexidade ideal para este prémio e também tem sido bem recebido pela generalidade da crítica. Contra si poderá jogar o tema de fantasia e o facto de haver Thurn und Taxis na corrida. A acontecer, seria a segunda vez que um candidato forte de Reiner Knizia seria derrotado por um "candidato perfeito" de outro autor, já que o seu Ingenious teve o azar de concorrer no mesmo ano do Ticket to Ride.

Também não é de excluir um vencedor surpresa. Lembre-se que o Villa Paletti - um até aí obscuro jogo de destreza - conseguiu triunfar, contra todas as expectativas, no mesmo ano em que concorreram jogos como o já referido Puerto Rico, ou o ultrafavorito, Transamerica. Assim sendo, pode ser que Seeräuber ou Just 4 fun ainda tenham uma palavra a dizer.

Uma certeza posso dar: quando o vencedor for conhecido, este blog não se esquecerá de comentar.

Uma nota para o prémio especial atribuído ao Caylus, que é de louvar, porque chama a atenção para um jogo que, quer pelas suas características (elevada complexidade), quer pela sua editora (a minúscula Ystari), à partida teria poucas possibilidades de ser nomeado. Quem sabe se esta ideia de premiar o jogo complexo do ano, não pega, e não passaremos a ter um por ano? Eu pessoalmente, como apreciador de jogos mais pesadotes, não acharia nada mal...

25 maio 2006

Campeonato Nacional de Formula Dé

É com um agrado desmedido que venho dar conta da primeira tentativa de se fazer um campeonato de Formula Dé no país.
Ainda não existem muitas certezas, só a vontade, mas já é alguma coisa.
O campeonato terá lugar no Homem Azul, espaço situado em Alcântara em Lisboa. A ideia seria que cada jogador que se inscrevesse participasse com dois carros no total de 10 jogadores e vinte carros. A proposta que está em cima da mesa é um torneio com 16 pistas e onde, para a classificação final, contem as melhores 10 classificações de forma a não obrigar um jogador a participar em todas. Não se sabe ainda muito bem a que dias é que as provas têm lugar, mas em princípio seria nas noites de sexta-feira (duas em duas semanas) ou numa tarde de fim-de-semana onde se poderiam concluir duas provas.
Existe total abertura para se reduzir o nº de pistas e combinar o calendário.
Tudo muito incerto ainda, mas o objectivo, por agora, é sondar quantos interessados existem.
Seja como for, existe a hipótese de haver champanhe e taças para o vencedor para, de forma simbólica, se comemorar o feito. Uma coisa parece certa, a boa disposição não vai faltar.
Este blog, contudo, vai começar as negociações com os organizadores no sentido de ser o blog oficial do campeonato.

Post inicial da ideia e onde podem colocar todas duvidas que tenham:
http://www.abreojogo.com/blog/firepigeon/2006/05/campeonato_do_mundo_de_formula_de

22 maio 2006

Jogar Tigris on line

Pronto deu-me na cabeça e decidi abrir dois jogos de Tigris no Boardgamegeek para o pessoal que costuma vir aqui ao blog poder jogar. Não sei muito bem se isto vai resultar, mas tendo em conta que existe muita malta a gostar desta obra do Knizia e a falar nela por tudo e por nada, talvez seja uma boa ideia jogarmos juntos on line.
Para os interessados e desinteressados, os jogos chamam-se jogosdetabuleiro1 e jogosdetabuleiro2. Se calhar não era má ideia os jogadores com pouca experiência como eu juntarem-se ao jogosdetabuleiro1 e os mais experientes ao jogosdetabuleiro2. Seja como for, aqui fica a palavra passe - portugal.
Vejam lá se me fazem a vontade. Seria muito mau para a minha auto-estima não haver 8 jogadores interessados nesta ideia.
Um abraço!