tag:blogger.com,1999:blog-15509071.post6283440798700568399..comments2023-12-13T16:58:35.441+01:00Comments on Jogos de Tabuleiro: Crítica: Containerhugo lyra carvalhohttp://www.blogger.com/profile/05936470885919479622noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-15576059878058539442013-07-22T17:48:39.017+02:002013-07-22T17:48:39.017+02:00Pessoal, boa tarde!
Onde poseria estar adquirindo...Pessoal, boa tarde!<br /><br />Onde poseria estar adquirindo um exemplar deste jogo pra mim?<br /><br />Depois de todos esses comentários e infirmaçoes a respeito deste jogo fiquei super curiosa e afim de jogar.<br /><br />No aguardo<br /><br />Grata,<br />Alzernihttps://www.blogger.com/profile/17800695051790518677noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-10746903959471904192008-05-22T13:26:00.000+02:002008-05-22T13:26:00.000+02:00Boa Crítica, omo sempre ò hugo.Como já foi escrito...Boa Crítica, omo sempre ò hugo.<BR/>Como já foi escrito o nosso grupo também é fã do jogo. Joga bem e diverte muito. É um jogo simpático e om um sistema económico meio louco. É preciso ter espirito para o jogar. Como já disse várias vezes, não é para levar a sério e talvez seja essa a sua maior virtude.<BR/><BR/>Temos de nos juntar para fazermos umas partidas todos juntos.<BR/><BR/>P.S.<BR/>Descobri recentemente mais um jogo deste autor. Transamérica. Imediatamente se tornou o meu filer de referência. Tem de o jogar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04718990889595739684noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-80054827217898562272008-05-18T12:20:00.000+02:002008-05-18T12:20:00.000+02:00Eu penso que as duas estratégias são válidas. Crei...Eu penso que as duas estratégias são válidas. <BR/><BR/>Creio que no entanto depende muito do grupo de jogadores com quem se joga. Aliás o Container é provavelmente o jogo que já joguei cujo sucesso depende do grupo.<BR/><BR/>Já falei com o Zorg sobre isso. A vossa estratégia é válida já que pagando mais conseguem carregar o barco todo ou quase. <BR/><BR/>O "problema" no nosso grupo é que não se admitem xulanços :D ou seja preferimos gastar duas acções e comprar mais barato noutro lado.<BR/><BR/>Mas depende muito do que quem vai levar o barco para a ilha pretende. Se quer ficar com os goods ou se quer apenas vendê-los para ficar com o dinheiro.<BR/><BR/>De qualquer das formas o jogo funciona bem de ambas as formas não me parecendo que uma estratégia seja melhor do que a outra. <BR/><BR/>Agora não se deve é colocar o Container de lado apenas porque alguém diz que não gostou. Primeiro o sistema económico do jogo é muito sui generis e depois creio que todos já percebemos que depende muito do resto do grupo.<BR/><BR/>Acredito e já vi pessoal ficar quase sem reacção a jogar aquilo porque pura e simplesmente não conseguiam entrar no "esquema" do jogo. Tipo NOW WHAT? :DBruno Valériohttps://www.blogger.com/profile/17298989396762373859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-36995559670314468802008-05-17T00:25:00.000+02:002008-05-17T00:25:00.000+02:00O comentário do Duarte fez-me pensar no jogo e adm...O comentário do Duarte fez-me pensar no jogo e admito que fiquei excitado ao pensar nele. No comentário claro. Quando fui jogar à Runadrake e me disseram que não tinham achado o jogo tão bom como eu tinha descrito na Review porque vendiam as mercadorias sempre ao valor mínimo, ainda fiquei mais intrigado. Tentei perceber as razões dos preços mínimos. Enquanto ia para casa, depois de contar ao Zorg o problema, tentei entrar fortemente no sistema económico do Container e cheguei a algumas conclusões.<BR/>Ora, se os jogadores estiverem em pé de igualdade tanto na produção como no armazenamento, o valor mínimo que estipularam para as vossas mercadorias tem alguma razão de ser. Na verdade pouco importa, porque as margens de lucro vão ser iguais para todos. No entanto isso permite ao gajo que carrega as mercadorias para a ilha ganhos astronómicos.<BR/>Agora se um jogador, imaginemos, tem 3 fabricas e os outros duas, isso implica que ele possa vender as mercadorias mais caras, porque vai permitir ao jogador que as armazena comprar duma só vez 3 contentores. Ganha assim acções. Isto, claro está, se tiver 3 armazéns no seu porto. Ao ter 3 armazéns vai conseguir escoar 3 mercadorias duma só vez o que é uma vantagem competitiva apelativa em relação aos jogadores que têm dois armazéns. Isto porque um barco pode ir para a ilha com 3 contentores em vez de dois. Isso permite ganhos maiores ao gajo que carrega o barco e, claro está, o gajo que armazena terá forçosamente de ter um maior lucro. Os preços sobem à medida que a capacidade de armazenamento e produção são maiores. Se assim não for, os tipos que levam os barcos para a ilha ganham o jogo facilmente, porque são os únicos que conseguem ter lucros verdadeiramente importantes. O que até pode ser uma estratégia vencedora. Mas os outros jogadores não podem permitir isso.<BR/>Vamos imaginar que o Duarte tem dois armazéns e eu tenho 3. O Duarte vende as suas duas mercadorias do armazém por 2 cada uma (4 no total) e eu vendo as minhas 3 por 2+3+3 (8). Um 3º jogador com o seu barco prefere carregar no Porto do Duarte e levar para o leilão 2 mercadorias, ou prefere levar as minhas 3 e ter mais lucro? Esta é uma questão determinante. Eu preferia levar as 3 duma só vez e gastar uma acção do que comprar 2 a um jogador e 1 ou duas a outro e gastar uma acção a mais. Na verdade coloca-se a questão de quanto vale uma acção em container? O mesmo princípio se pode aplicar às fabricas. <BR/>Reflectir sobre estas contingências económicas é a grande piada do jogo. Eu cheguei mesmo a dizer ao Zorg que perceber o sistema económico de Container daria um bom trabalho para os estudantes de economia. Pelo menos aos caloiros. Porque o que se discute aqui é a maneira mais eficaz de ter lucro e reduzir o lucro dos demais. Porque poupar acções é um factor muito importante.<BR/>Eu só joguei uma vez a este jogo. Por isso é tudo muito subjectivo por enquanto. Mas dá um gozo do catano pensar nisto tudo. Pode ser que depois de se perceber tudo o que o sistema permite, o jogo perca a sua piada. Mas acredito que os preços tenham tendência a subir. Até porque é muito importante impedir que só o jogador que leva o barco para a ilha ganhe. <BR/>Exemplo prático:<BR/>Se eu produzir 2 mercadorias na minha fabrica e vender as duas por 2 e o comprador colocar essas mercadorias a vender nos seus armazéns por 4 o que é que acontece? Acontece que o gajo que chegar lá com o barco paga 4 e recebe uns 9 na ilha. A juntar mais 9 do banco, ganha com isto 18-4, ou seja 14. isto é o lucro dele. O jogador que produz ganha de lucro 1 porque tem de pagar 1 para produzir e o gajo do armazém ganha 2. Existe aqui uma discrepância brutal que não é admissível. Certamente não foi assim que o Sr. Belmiro fez a sua fortuna. A não ser que fosse o dono do barco.<BR/>O jogo dá pano para mangas e depende muito do grupo com que se joga e a forma como se vai descobrindo as margens de lucro.<BR/>Eu, ando doido por o jogar outra vez.Hugo Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/16203211982768407161noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-52737629664204802822008-05-16T17:24:00.000+02:002008-05-16T17:24:00.000+02:00>Nós ainda arriscamos por vezes um 4 mas como ning...>Nós ainda arriscamos por vezes um 4 mas como ninguém lhe pega o que leva a gastar uma acção para reorganizar a tabela de preços :(<BR/>-<BR/>É interessante perceber porque é que ninguém lhes pega. <BR/><BR/>Nos nossos jogos, normalmente quem coloca bens à venda mais caros é porque tem uma oferta maior (porque tem mais armazéns) do que a concorrência e, por isso, vai permitir ao comprador colocar na ilha um carregamento maior (à partida, mais valioso) com o mesmo número de acções. É por isso que nos nossos jogos os carregamentos maiores costumam ser comprados, mesmo sendo mais caros. Há outros factores que podem limitar esta lógica (a quantidade de dinheiro presente no sistema, por exemplo), mas regra geral isto costuma funcionar assim.<BR/><BR/>Nos vossos jogos isso não acontece? <BR/><BR/>Parece-me que se alguém decidir começar a comprar os carregamentos maiores, mesmo se forem mais caros, e a vendê-los na ilha à mesma velocidade que os outros vendem os carregamentos menores, esse jogador terá alguma vantagem.zorghttps://www.blogger.com/profile/15730246793479077143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-61187353017149689002008-05-16T17:09:00.000+02:002008-05-16T17:09:00.000+02:00Zorg. Expressei-me mal de facto o que pretendia sa...Zorg. Expressei-me mal de facto o que pretendia saber era no Porto. De qualquer forma fica a informação de que na fábrica a situação é em tudo idêntica. <BR/><BR/>Não somos tão sovinas como a malta de Leiria tá visto. Nós ainda arriscamos por vezes um 4 mas como ninguém lhe pega o que leva a gastar uma acção para reorganizar a tabela de preços :(Duartehttps://www.blogger.com/profile/17401491343395680814noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-2620614753378437172008-05-16T16:36:00.000+02:002008-05-16T16:36:00.000+02:00>No nosso grupo, já jogado por 3x nunca uma mercad...>No nosso grupo, já jogado por 3x nunca uma mercadoria atingiu os valores mais elevados, nem sequer o valor de 4. <BR/>-<BR/>No armazém da fábrica, ou no do porto?<BR/><BR/>No do porto, já tivemos muitas vezes bens à venda por 5 (e que são vendidos). No da fábrica, o mais caro que vi foi 4 por contentor, creio eu.<BR/><BR/>>Gosto da simulação económica - "micro económica" - simples que o jogo tem.<BR/>-<BR/>Eu gosto muito da simulação económica, embora não a considere nada simples, antes pelo contrário. <BR/><BR/>>Agora, depende muito dos jogadores este Container. <BR/>-<BR/>E, na minha opinião, essa é uma das maiores qualidades do jogo. :)zorghttps://www.blogger.com/profile/15730246793479077143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-39448358771052216402008-05-16T15:18:00.000+02:002008-05-16T15:18:00.000+02:00Boa review. Eu também gosto do Container. Não o ac...Boa review. Eu também gosto do Container. Não o acho assim "tão bom" como tu escreves mas acho-o bom. Gosto da simulação económica - "micro económica" - simples que o jogo tem.<BR/>Agora, depende muito dos jogadores este Container. Pode vir a ser uma boa experiência de jogo como pode ser uma coisa desastrosa.<BR/><BR/>Duarte, também nunca vi nada acima de 2 a ser comprado por ninguém, é verdade!soledadehttps://www.blogger.com/profile/18380580590972164467noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-72146069231400450912008-05-15T17:04:00.000+02:002008-05-15T17:04:00.000+02:00Comungando ... É um jogo do cara*#$ :)No nosso gru...Comungando ... É um jogo do cara*#$ :)<BR/><BR/>No nosso grupo, já jogado por 3x nunca uma mercadoria atingiu os valores mais elevados, nem sequer o valor de 4. <BR/><BR/>É comum convosco e com a malta de Leiria?<BR/><BR/>Costa quanto às cores ... olha faz como nós chama-lhe lambrim, pinho, carvão, laranjas, açucar :)<BR/><BR/>AbraçosDuartehttps://www.blogger.com/profile/17401491343395680814noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-61173400904240608642008-05-14T21:41:00.000+02:002008-05-14T21:41:00.000+02:00Excelente review Hugo.So dois apontamentos em rela...Excelente review Hugo.<BR/><BR/>So dois apontamentos em relação à excelente escolha das imagens :D e no bom senso do Zorg em seguir os conselhos aqui do colega.<BR/><BR/>Quanto ao jogo muito bom mesmo!Bruno Valériohttps://www.blogger.com/profile/17298989396762373859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-27063345448861747072008-05-14T18:31:00.000+02:002008-05-14T18:31:00.000+02:00Boa review.Eu também gosto muito do jogo. É um jog...Boa review.<BR/>Eu também gosto muito do jogo. É um jogo bem diferente daquilo a que estamos habituados a ver. É também uma incrível simulação de economia, ao nível básico de um sistema de oferta e procura.<BR/>Só não gostei foi da escolha das cores... ui, que tortura, ainda mais para mim que sou meio daltónico.<BR/>É bem capaz de ser a obra-prima de Benno, infelizmente não viveu o suficiente para ver CONTAINER bater nas mesas de jogo.Costahttps://www.blogger.com/profile/02739397143692112024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15509071.post-76849921209287389082008-05-14T18:21:00.000+02:002008-05-14T18:21:00.000+02:00Escelente review. Desta vez estou 100% de acordo c...Escelente review. Desta vez estou 100% de acordo com tudo o que dizes. <BR/><BR/>O jogo é mesmo bom! Impressiona como consegue ser tão tortuoso e intrincado, ao mesmo tempo que apresenta uma limpeza de regras impressionate. É uma obra-prima do falecido Benno! <BR/><BR/>Uma das coisas que mais me entusiasma neste jogo é a impossibilidade de haver uma filosofia superior à partida. E isto porque são os jogadores que ditam a forma e o ritmo da economia. O que resulta muito bem num jogo, pode não resultar de todo no seguinte e é por isso que a experiência é sempre tão interessante. É preciso estar atento, perceber qual a direcção que as coisas estão a seguir, se possível com a antecedência suficiente para poder tirar partido disso. <BR/><BR/>Até as regras tradicionais dos jogos económicos não se aplicam. Até aquela velha regra do construir primeiro o motor, para depois retirar o proveito dele, se for seguida aqui, pode trazer consequências desastrosas.zorghttps://www.blogger.com/profile/15730246793479077143noreply@blogger.com