17 agosto 2007

Já lá vão 2 anos

24 meses. Pode não parecer, mas estamos aqui, convosco, há precisamente 24 meses. Se cada um destes meses se pudesse transformar numa rosa, estaríamos mergulhados no refrão duma música do José Malhoa.
Devo dizer que quando começamos este blog não fazíamos a menor ideia de que isto iria chegar tão longe, afinal de contas são jogos de tabuleiro e a dúvida existia:
O que se pode escrever de interessante sobre dados e peças?
Com ou sem interesse a verdade é que, tirando este, foram publicados aqui 103 posts. Quase um por semana.
Seja como for, parte dos objectivos está cumprida. Conseguimos contribuir para o aproximar dos jogadores em Portugal e também despertar o interesse pelo hobby quando alguém escreve as palavras “jogos de tabuleiro” no google e clicka no link para o nosso blog. Muitos dos viciados de agora começaram assim.
Julgo que vale bem a pena o esforço que fazemos para ter isto de pé, principalmente quando se consulta as estatísticas e se percebe que existem 50 marmelos por dia a visitar este cantinho.
Mas, o mais gratificante, são mesmo as dezenas de mails que recebemos. Apesar de a maior parte deles serem missivas de encorajamento e de parabéns, existem também os menos simpáticos. São escritos por esposas, namoradas e mães desesperadas que nos acusam de levar os seus queridos pelos maus caminhos e de os fazermos gastar rios de dinheiro em porcarias de crianças.
A elas respondemos sempre com simpatia e tentamos, na medida do possível, fazê-las ver que os jogos contribuem para que as famílias se unam e convivam um pouco. E que a experiência de desligar a televisão e juntar todos à mesa duas horas no regabofe pode ser bem mais gratificante do que estar cada elemento, no seu quarto, em silêncio e isolado.

Histórias há muitas. Lembro-me de uma senhora de Bragança nos ter escrito a agradecer por existirmos. Tinha comprado, depois de ler o blog, um jogo de tabuleiro para o marido, para ver se o entretinha. Escolheu, por mero acaso, o Kamasutra - the boardgame. Tentava, assim, a nossa leitora estar mais tempo com o marido a conversar e, essencialmente, a partilhar qualquer coisa na vida que não fosse o silêncio a que a sua relação estava confinada. O jogo teve tanto êxito que hoje, todos os fins-de-semana, convidam os amigos e os conhecidos lá para casa para o jogar. Pouparam-nos, infelizmente, os pormenores, mas o 10 dado no BGG é um indicativo do divertimento que o jogo consegue causar aos participantes.

Mas também nos escreveu um pai desesperado, cujo filho de 30 anos passa as noites de fim-de-semana metido no quarto com 6 ou 7 amigos a jogar Formula Dé até altas da noite, arruinando assim a sua vida sexual e também a dos progenitores que nunca conseguem ficar sozinhos em casa. Além disso, têm imensa dificuldade em dormir porque o filho e os amigos passam a noite a imitar os motores dos carros.

O último mail que abrimos pertencia a uma noiva que foi obrigada a gastar o dinheiro do subsídio de férias destinado a uma viajem de sonho, porque o noivo, após ler uma critica nossa, decidiu comprar o Railroad Tycoon quando este, antes de saber do blog, se contentava perfeitamente com o Ticke to Ride.

Mas a melhor história de todas é a tua que adoras jogos de tabuleiro e, sempre que tens o computador ligado, não resistes em dar uma vista de olhos aqui para saberes se existem novas histórias, novos textos, novas críticas.
É para ti que continuamos a escrever e procuraremos fazê-lo pelo menos por mais 24 meses.
A nós só nos resta agradecer por apareceres.

16 comentários:

soledade disse...

Eu apareço diariamente. Estou viciado. Parabéns ao jogosdetabuleiro por ser o que é e cá estarei à espera de mais 200 anos de textos e críticas e casamentos desfeitos.
Quanto ao Kamasutra estou à espera da review para saber se compro ou não.

2 dedos disse...

Parabéns!!!

Faço um desafio: transformem o Blog num fórum.
Seria o passo em frente ;)

Cá nos vemos daqui a mais 2 anos :)

Bruno Valério disse...

Congrats aos dois!!!

Cá ando e andarei sempre à espera de mais reviews e session reports como só vocês sabem escrever.

O vosso blog ajudou-me imenso a decidir se comprar ou não alguns jogos e continuará certamente a fazê-lo.

abraços

Spirale disse...

Parabéns pela longevidade e sucesso crescente!
O próximo ano promete! ;-)

Contem comigo.

NrowS disse...

Parabéns pelo blog e pela persistência - não é fácil postar a um ritmo tão elevado.
Descobri este hobby há mais ou menos três anos, pela mão de um amigo que trouxe o vício da sua Alemanha-natal e, daí para cá, muitas horas- - dias, já - perdemos sentados à mesa a olhar para pecinhas de madeira e cartas cheias de texto, bonecada e números.
Espero continuar a ler-vos por muito tempo!

Rui "+surf" Conde disse...

Muitos parabens, sou daqueles q aqui vem todos os dias.
obrigado por existirem.

Azulantas disse...

Hey! Are you talking to me?!?

Assim parece. Continuem a escrever que eu continuo a ler e a comentar.

Mais, já ando com saudades duma bela review "à lá" JdT.

Para quando?

Chirol disse...

Parabéns! Lembro-me que o primeiro post que li de vocês falava do... nem me lembro o jogo! Mas me lembro do post! E era muito bom!!

abraços!!

Unknown disse...

Parabéns pelos dois anos. Foi graças ao vosso blog que me lancei no hobbie e fiquei aficionado. Muita gente boa já conheci e adoro as tardes e noites de conversa e palhaçada que os jogos proporcionam. Boa Sorte e não parem de escrever.

2 dedos disse...

Vou abusar um pouco, mas gostava da vossa ajuda.

Tenho um "kit" de expansão do Puerto Rico, novo e embalado para vender.

Qual o melhor site para colocar isso à venda? (site ou fórum de jogos de tabuleiro...)

thanks

Hugo Carvalho disse...

O melhor site para anunciares isso é no AbreoJogo.pt
Aliás acho até que neste momento está a decorrer uma troca de jogos a nivel nacional.
Dá lá uma vista de olhos!

2 dedos disse...

Essa troca acabou mas meti um tópico nos classificados ;)

Thanks

Costa disse...

Que posso eu dizer, senão dar-vos os parabéns e desejar a este blog e aos seus criadores a maior sorte do mundo.

Keek up the good work...!

Anónimo disse...

Caros amigos

Já vos sigo a pelo menos um ano, e acho que estão ambos de parabéns!

Continuem...um abraço da Serra da Estrela

Miguel

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog.
Sou ainda um novato nestas andanças mas cada vez mais me interesso pelos jogos de tabuleiro, e claro por motivos de negócio :)

Já agora queria uma ajuda. Conhecem jogadores de jogos de tabuleiro em Coimbra ou nas redondezas para começar a fazer umas partidas ao sábado?

Hugo Carvalho disse...

O melhor site para isso é o www.abreojogo.com
Lá encontras facilmente jogadores de todos os lados de Portugal.
Coloca lá um post e certamente terás respostas e podes vir a ter o teu grupo de Coimbra.