07 julho 2008

Para jogar na areia (não se esqueçam do protector)!

Depois dos DVD’s, dos livros, dos Cd’s e das enciclopédias é a altura dos jogos de tabuleiro. Não é nada de extraordinário, mas a ideia não é nada má e pode contribuir mais um bocadinho para o despertar da curiosidade do público.
A revista Visão e o Jornal Publico vão em conjunto distribuir jogos de tabuleiro todas as quintas-feiras aos seus habituais leitores. Desenganem-se os mais glutões que a coisa não é de graça. Antes pelo contrário. Cada joguinho terá o preço 8 euros além do preço normal da publicação.
Desenganem-se também aqueles que esperam ver o Carcassonne, o Ticket To Ride ou o Catan a serem oferecidos como brinde. Não, estes jogos são matemáticos e desenvolvem a destreza de raciocínio no que toca a este particular.
Vão ser, portanto, 10 jogos que fazem parte da história dos jogos de tabuleiro e que atravessam os séculos e os 5 continentes.
Aqui vai a lista inteirinha:

10 Julho: Peteia (Grécia)
17 Julho: Xian-Qi (China)
24 Julho: Ur (Suméria)
31 Julho: Senet (Egipto)
7 Agosto: Shaturanga (Índia)
14 Agosto: Shogi (Japão)
21 Agosto: Bao (África)
28 Agosto: Surakarta (indonésia)
4 Setembro: Awithlasknannai (América Pré Colombiana)
11 Setembro: Hex (Europa Moderna)

Numa rápida consulta feita ao insuspeito BGG, deverão os jogadores estarem atentos ao Shogi e também ao Hex, jogos que têm um ranking interessante para este tipo de desafio matemático, nem sempre do agrado de muita gente.
Eu gostava de dar um link relacionado com os jogos, mas não existe nada nos sites do Publico e Visão que faça referência à veracidade do post.
Mas podem confiar.
A sério!

1 comentário:

soledade disse...

Deixaste-me com curiosidade com este Hex. Não sei se reparaste mas é co-criado pelo Sr. Princeton John Nash?! Pode ser uma curiiosidade interessante. Para além disso parece que joga em 20 minutos, ao contrário do Shogi que é mais demorado.