02 outubro 2009

Snow Tails: O jogo que veio do frio

Muitos dos leitores que por aqui aparecem já devem ter desabafado com o monitor o estado em que este blog está. A verdade é que, admito, nunca foi grande espingarda, mas agora chegou mesmo ao fundo do poço. Dois meses para escrever o que quer que seja é realmente um hiato de tempo considerável. Especialmente quando a concorrência já começa a lançar episódios de vídeo de grande qualidade cujo à-vontade do apresentador faz lembrar os grandes nomes do entretenimento americano.
Mas a explicação deste abandono é simples. Eu trabalho numa instituição onde temos um período de almoço de 90 minutos. O que acontecia amiúde era que aproveitava todo este tempo livre para escrever alguma coisa para o blogue. E a coisa ia-se fazendo.
Até que um dia, contudo, andava eu a passear pelos corredores quando vejo dois colegas enfadados a jogar solitário para ocupar o tempo livre. Foi aí que tive uma ideia.
Comprei propositadamente o Genial do Rener Knizia e levei-o. Apresentei o jogo em 5 minutos e jogámo-lo com entusiasmo. A partir daí o ciclo começou a ser mais ou menos recorrente. Comíamos e jogávamos Genial até às duas. A curiosidade acabou por contaminar outros colegas e às tantas já éramos 6. Muita gente para um jogo de 4 jogadores. Levei o Powerboats e, meus amigos, a explosão de entusiasmo que o jogo gerou foi tanta que tenho a sensação que houve quem chorasse com a emoção.
Senti, então, que já tinha jogadores prontos para uma jogatina à hora de almoço. E melhor do que tudo, as raparigas, mais avessas a estas coisas, participavam e jogavam com um afinco desmedido. Para terem uma ideia já fazemos campeonatos de Powerboats com prémios e classificação. Além disso fez-se uma encomenda especial onde se comprou 5 cópias do jogo.
Agora jogamos tudo, Catan, Stone Age, Carcassonne, Great Wall of China e o que mais aparecer. Muitas vezes trazemos sandes ou uma salada para aproveitarmos os 90 minutos do período de almoço.
Mas no meio deste idílio lúdico houve um jogo que foi recebido com especial atenção e que causou uma sensação diferente. O seu nome? Snow Tails.


Snow Tails dos irmãos Lamont, é um jogo que tenta simular uma corrida de trenós. O jogo é simples. Uma pista na neve com curvas rectas e contracurvas, e 5 trenós que disputam a vitória. Cada jogador tem um baralho com cartas de 1 a 5. Estes valores são o motor que faz avançar o trenó. O trenó tem 3 secções que podem receber as tais cartas. O cão direito, o cão esquerdo e o travão. A velocidade que o trenó alcança é o valor do somatório dos cães menos o do travão. Exemplo: o cão esquerdo tem uma carta de 3, o do lado direito 2 e o travão tem uma carta de 3. Contas feitas 3+2-3=2. O jogador avança duas casas.
Simples não? A somar a este mecanismo existe também a diferença de valores entre os rafeiros. Pegando no exemplo acima, o trenó avançaria 2 casas mas teria forçosamente de descair uma casa para a esquerda devido à diferença de valores entre o canídeo esquerdo e o direito (3-2=1). Resultado, o jogador avançaria uma casa a direito e outra para o lado canhoto. É através deste sistema que se vão conseguir fazer curvas.
O jogo é isto ressalvando sempre a obrigatoriedade de se jogar uma carta, ou então mais do que uma carta desde que tenham o mesmo valor.


O que é realmente interessante em Snow Tails é que o jogador tem de planear as suas jogadas seguintes de forma a gerir as cartas e rentabilizar a sua velocidade na pista que, diga-se, está cheia de perigos. Arvores, buracos, caminhos estreitos, bifurcações, etc são alguns dos exemplos. No entanto sempre que o jogador perder o controle do trenó e bater, em vez de jogar com as 5 cartas que formam uma mão, ficará com 4 e assim sucessivamente. Ou seja, sempre que houver dano, as opções do jogador para o resto da corrida diminuem.
O jogo é um extraordinário exercício de corrida com várias decisões, algumas delas complicadas, mas que consegue preservar a emoção até ao fim. Joga-se em 45 minutos e dá um gozo do catano. Para os apaixonados de corridas, como eu, é um título obrigatório.



Classificação: ****

4 comentários:

Cacá disse...

Grande Hugo... é sempre um prazer ver novidades no JdT... Esse é pra mim o melhor jogo de corridas (seguido pelo Powerboats e Formula D)...

Por aqui todos já pegamos a manha de chegar com o trenó caindo aos pedaços, sendo que muitas vezes chegam apenas o domador em cima do cachorro deixando o trenó aos pedaços pela pista...

Legal saber que conseguiste um grupo de joga no seu trabalho, assim a coisa funciona melhor, afor ter com quem conversar sobre as novidades e afins...

Grande abraço aqui do Brazil...

Hugo Carvalho disse...

Sim, nós tb espatifamos os trenós todos.
Nem imaginas a qtade de arvores que levamos à frente.

vch disse...

Venho cá todos os dias, e já estava a perder a esperança. Bem vindos de volta ;-)

soledade disse...

Boa malha! Um post!

A paternidade, pela segunda vez, está-me a deixar um bocadinho mais anafado e, portanto, essa comparação a apresentador de TV americano deveria ser mesmo era a apresentador brasileiro. Sem piada, mas anafado. ;)

Quanto ao Snow Tails também é um dos meus jogos de corridas favoritos. Eu, aliás, não gosto particularmente deste tipo de jogos (Powerboats ou Leader 1) mas, o Snow Tails e o Formula D gosto.

O Snow Tails experimentei, pela primeira vez, na LeiriaCon 09 e achei-o mesmo muito original. Tem uma coisa que eu não gosto que é a de poder fazer o último sopro com o carro todo alagado mas, percebo que está dentro do espírito da coisa.

Belíssima review.

PS