15 março 2007

Questionário: As perguntas a que sempre quis responder

De vez em quando gosto de ver as listas do BGG. Na maioria das vezes são uma perda de tempo, mas um dia prometi a mim mesmo que deveria aproveitar algumas delas, principalmente quando não tenho nada para escrever e prefiro passar os dias deitado no sofá a fazer zapping vertiginosamente em vez de trabalhar e escrever coisas originais que maravilhem uma legião de leitores que sinistramente apreciam passar por aqui entre a consulta de um e outro site pornográfico mais atrevido, alguns deles envolvendo repteis e anões.
Às questões que se seguem já todos os jogadores tentaram responder quando perdidos nos seus pensamentos. Enquanto estão numa fila de trânsito, quando estão preste a adormecer ou mesmo enquanto estão na casa de banho e lhes falta uma revista para lerem. Agora, graças a nós, têm a hipótese de partilhar as suas ideias na comunidade. Seja como for esta pequena compilação tem a autoria de Mike Marmont.

Aqui vai o questionário:

1 – Será Puerto Rico realmente o melhor jogo?
A simples resposta a esta questão pode originar merecidamente uma tese universitária. Existem manuais na Internet sobre a melhor forma de jogar Puerto Rico que têm umas 50 páginas, daí se pode concluir que o jogo é muito mais complexo do que o que se pensa. Seja como for já aqui lhe fiz uma crítica e realmente acho que merece o título. Não é o meu jogo preferido, nem pouco mais ou menos, mas é sempre um prazer jogá-lo e sempre o será, porque a sua mecânica é genial e consegue agradar a toda a gente. Este clássico consegue sintetizar nele todas as virtudes dos eurogames.
Eu posso-me considerar, com algum orgulho, o pior jogador de Puerto Rico do mundo e não vou descansar, dentro da racionalidade é claro, enquanto não ganhar um jogo aqui ao Zorg que joga que se farta.
A minha resposta é, portanto, sim.

2 – Ainda se joga Catan?
Catan tem vindo a cair drasticamente no top do BGG. É considerado por muitos como um clássico. É merecido, porque na verdade o é, mas à medida que o tempo corre e a indústria vai evoluindo, Catan não parece tão atractivo, embora para muitos, os clássicos nunca envelhecem.
Desapareceu dos Tops pessoais e já não vejo ninguém a jogá-lo. Seja como for continua a vender e isso deverá querer dizer alguma coisa. Mas eu já não lhe consigo pegar.

3 – Analysis Paralysis: Motivação ou tortura
Este é talvez o assunto a que ando mais sensível. Bem sei que há quem goste de ganhar e que a jogada perfeita existe, mas estar 10 minutos á espera que um jogador veja todos os ângulos e calcule todas as consequências para cada uma das suas possíveis opções é realmente estragar-me a experiência. Chega ao ponto de se tornar insuportável e um jogo que em média demoraria 90 minutos tem tendência a arrastar-se para o dobro. Admito que numa ou outra fase uma pessoa esteja mais receosa, mas em todas as jogadas fazer os outros esperar é francamente irritante. Meus amigos, se são acusados de demorarem muito tempo a fazerem as jogadas é porque, de facto, demoram muito tempo e estão a estragar o jogo aos outros jogadores. Levem este tipo de comentários a sério, ou muito provavelmente mais ninguém vai querer jogar convosco nos próximos 10 anos.

4 – Jogar com a namorada/esposa/namorado/marido
Terá alguma piada? Este tipo de proximidade funcionará em jogos de negociação?
Há quem diga que é o suficiente para salvar um casamento e há quem diga que prefere estar em aventuras sexuais em vez de estar a gastar tempo a lançar dados com o cônjuge.
Eu, felizmente, tenho a sorte da minha namorada odiar jogos de tabuleiro...:)
Seja como for, nos jogos que envolvam negociação, a existência dum casal na mesa estraga quase de certeza a experiência.

5 – O tema é importante?
Eu pessoalmente gosto de temas e que os jogos assentem bem neles, mesmo que o jogo seja abstracto e possa, nesse sentido, funcionar tanto em alhos como em bugalhos. Não gosto muito de colagens à pressão e sem sentido. Mas também há o reverso da medalha. Os jogos do Knizia são péssimas colagens e muitos deles são brilhantes.
Mais importante do que esta questão é que o jogo traga com ele mecanismos inteligentes e motivantes para o jogador.

6 – Knizia Vrs Kramer
Gosto dos dois, mas sou muito mais vezes surpreendido pelo Knizia, muito embora aceite que não seja um designer do agrado de todos e nesse sentido o Kramer possa ser mais consensual e os incontáveis prémios que ganhou até agora sejam prova disso. Voto no Knizia.

7 – Joga sempre da mesma cor ou não tem preferência?
Esta pergunta é estúpida, mas engraçada. Gosto de jogar dos amarelos, mas não faço birra se não jogar deles. Mas gosto do efeito que dão no tabuleiro. É estúpido, eu sei, mas pronto.

8 – Qual é o melhor jogo de Richard Borg: Memoir 44, Commands and Colors ou Battlelore?
Só ainda joguei ao Commands e é brutal. Mas também sinto uma grande curiosidade em relação ao Memoir 44 que já li umas regras e pareceu-me também ele bastante bom, além de que a forma de jogar me parece diferente.
O Battlelore não achei muita piada ao facto das miniaturas virem todas da mesma cor. Apesar de todo o aparato não gostei de olhar para o tabuleiro e diferenciar uns dos outros pelas bandeiras. Prefiro os cubos do Ancients.

9 – Jogos de Guerra: Os verdadeiros jogos ou a verdadeira chatice?
Tenho vindo a olhar para eles com outros olhos. O problema de muitos deles é que exigem um envolvimento grande por parte dos jogadores. Arranjar tempo para ler as regras e estudar o manual e também ter um amigo que se preste ao mesmo pode ser uma missão algo difícil de completar. Mas, entretanto, apareceu o senhor Richard Borg que facilitou em muito este problema. Agora em apenas 40 minutos podemos fazer uma batalha histórica sem grandes esforços.

10 – Cooperative Games: Sim ou não?
Nunca joguei a nenhum por isso não me vou pronunciar muito sobre o assunto. Mas ao ver muita gente a jogar Shadows over Camelot parece-me que dão mais prazer do que estava à espera e que têm uma repetitividade bem superior ao que julgava. Terei de tirar as minhas próprias conclusões brevemente.

11 – Serão as miniaturas necessárias nos jogos de tabuleiro?
A minha resposta é SIM. Não há nada como as miniaturas para tornar a experiência encantadora. Parte do sucesso do Ticket to Ride vem das miniaturas. O Railroad Tycoon é um colosso com aquilo tudo em cima do tabuleiro. Valerá a pena pagar mais uns Euros para ter mais tralha?
Obviamente, SIM!

12 – Dados: Os maus da fita?
Eu não sou fundamentalista, gosto da lançar de vez em quando os dados. Mas sou mais adepto das cartas, parece-me que é um mecanismo mais sensual de distribuir a sorte. Uma coisa é certa, os jogos que utilizam dados têm tendência para diminuir o bug “Analysis Parlysis” e isso pode significar acabar a partida a horas e não desmaiar de fome.

13 – Jogar pela Internet. Vale a pena?
Não jogo. O nervosismo dos jogadores online para fazer um jogo de Puerto Rico em 5 minutos irrita-me tanto como o Analysis Paralysis.

14 – É aceitável continuar a jogar monopoly?
Aceitável é, mas qual é o objectivo? Acho o Monopólio bastante dependente da sorte. O dinheiro pode cair do céu sem que um jogador faça nada por isso. Tem uma coisa boa, a parte negocial mas, que por si só, não justifica perder tempo com ele.

15 – Age of Steam ou Railroad Tycoon?
Isto é como perguntar se nasceu primeiro o ovo ou a galinha. Venha o Diabo e escolha. Adoro os dois jogos. Os dois têm muitas virtudes e poucos ou nenhuns defeitos.
Qualquer dia, quando jogar novamente aos dois vou-me debruçar sobre esta resposta, por enquanto marco um X. Ficam empatados.


10 comentários:

zorg disse...

Ponto a ponto, porque mereces! :)

>1 – Será Puerto Rico realmente o melhor jogo?
-
Ao fim de muitos jogos jogados (de puerto rico e não só), a minha resposta só pode ser: o conceito de "o melhor jogo" não existe! O Puerto Rico é um grande jogo e um dos que eu mais gosto de jogar... mas mais nada.

>2 – Ainda se joga Catan?
-
Eu de facto não tenho jogado. Mas também eu "queimei" completamente o catan ao jogá-lo 2 ou 3 vezes por dia, durante meses. Ultimamente até já pensei em jogá-lo outra vez, por isso quem sabe...

>3 – Analysis Paralysis: Motivação ou tortura
-
Este também é um assunto em relação ao qual sou muito sensível. Em última análise - o trocadilho não é intencional - a analysis paralysis é uma forma de desrespeito para com os outros jogadores. Eu percebo que não seja intencional, mas um gajo que demora 10 minutos para fazer a sua jogada, na prática está a dizer: "eu estou-me a borrifar para vocês a ponto de considerar mais importante que a minha jogada seja perfeita, do que que toda a gente se divirta no jogo". Isso irrita-me solenemente.

>4 – Jogar com a namorada/esposa/namorado/marido
-
No meu caso é uma não questão. De vez em quando tenho o prazer de jogar com a minha cara-metade e ela sova-me com a mesma graça e elegância com que faz tudo o resto. E já joguei jogos de negociação com ela...

>5 – O tema é importante?
-
É melhor que exista tema, mas não é fundamental.

>6 – Knizia Vrs Kramer
-
Knizia! Kramer é El Grande, PoF e...?

>7 – Joga sempre da mesma cor ou não tem preferência?
-
Sem preferência.

>8 – Qual é o melhor jogo de Richard Borg: Memoir 44, Commands and Colors ou Battlelore?
-
Gosto muito do Ancients. O BL foi uma desilusão grande. O Memoir44 foi uma grande e boa surpresa! Tenho o Ancients e talvez compre o memoir um destes dias!

>9 – Jogos de Guerra: Os verdadeiros jogos ou a verdadeira
chatice?
-
Como todos os outros, há bons e maus. Eu já joguei 1 ou 2 bons...

>10 – Cooperative Games: Sim ou não?
-
Não conheço nem nunca me foram apresentados.

>11 – Serão as miniaturas necessárias nos jogos de tabuleiro?
-
Não. Podem contribuir para melhorar a experiência, mas "necessário" é uma palavra muito forte. Vide Age of Steam e seus componentes mada in coreia do norte...

>12 – Dados: Os maus da fita?
-
Gosto de lançar dados e, salvo algumas excepções, normalmente prefiro que haja alguma aleatoriedade nos jogos.

>13 – Jogar pela Internet. Vale a pena?
-
Vale. Não é tão bom como jogar frente a frente, mas também é engraçado.

>14 – É aceitável continuar a jogar monopoly?
-
Cada um sabe de si. Como dizia o outro: o cu é teu, fazes dele o que quiseres...

>15 – Age of Steam ou Railroad Tycoon?
-
Age of Steam! RRT é a versão para mariquinhas do Age of Steam (só para chatear o Hugo)! Seja como for, daqui a uns meses a pergunta será: Age of Steam, Age of Steam 2, Railroad Tycoon ou Railroad Tycoon 2?

Costa disse...

»» 1 ««
Sim.
Tão simples de jogar e tão difícil de dominar. Tão genial nas suas mecânicas quanto elegante na sua forma. PUERTO RICO ainda é O JOGO.

»» 2 ««
Não.
Apesar de já me ter lembrado deles umas quanras vezes.

»» 3 ««
Tortura.

»» 4 ««
Namorada.
Gostava de poder jogar mais. Mas ela não vai muito à bola com boardgames. Ainda assim ela já jogou comigo e gostou do LOST CITIES, THURN & TAXIS, ZUG UM ZUG e MARRACASH.

»» 5 ««
Não.
Mas ajuda.

»» 6 ««
Knizia.

»» 7 ««
Azuis ou pretos.

»» 8 ««
Battlelore.
Foi o unico que já joguei. Mas espero em breve experimentar os outros dois.

»» 9 ««
Nem uma coisa nem outra.

»» 10 ««
Sim.
Adorei o SHADOWS OVER CAMELOT.

»» 11 ««
Não.

»» 12 ««
Muitas vezes.

»» 13 ««
Claro que vale.

»» 14 ««
E porque não?
e fôr pedagógico...?

»» 15 ««
Ainda não joguei nenhum... :(

Chirol disse...

Bom, já fiz isso na geeklist, mas respondo de novo (em português é sempre mais legal...)

1 - Se tem que existir um ranking, e tem que ter um número 1, acho que é justo o Puerto se o melhor colocado.(apesar de preferir alguns outros jogos)

2 - SIM!! Recentemente joguei umas partidas muito bacanas!

3 - tem hora para tudo... depende do jogo.

4 - É divertido, mas no meu caso, a mulher só gosta de jogos mais leves. Jogar um peso-pesado é impossível...

5 - É importante, ajuda muito, mas não é indispensável.

6 - ê perguntinha difícil... provavelmente são os dois q eu mais gosto. Fico em cima do muro.

7 - Sim. Gosto de jogar com os vermelhos! (isso aconteceu depois de uma partida de ticket. Eu jogava com qualquer cor, e a Tania sempre ganhava, resolvi usar o vermelho e consegui ganhar 2 seguidas!! achjo que deu sorte... :)

8 - Não joguei nenhum.

9 - não quero nem saber... parecem chatos...

10 - SIM!!! muito legais!

11 - Ajudam e divertem muito! Adoro miniaturas.

depois eu respondo o resto... estou atrasado.

abraços

soledade disse...

1 – Será Puerto Rico realmente o melhor jogo?

É, claramente, um clássico. Incontornável. Diria que Puerto Rico está para o board game como o Citizen Kane está para o cinema

2 – Ainda se joga Catan?

Em Relação ao Catan tenho uma opinião um bocado ambígua. Se por um lado me parece bem mais fraco que um clássico que quero jogar sempre, por outro é um jogo que vai ficar na minha colecção para sempre e vou jogá-lo muito ainda. Neste momento está em hibernação mas quando terminarem as compras, se terminarem, acho que ele volta. E merece voltar.

3 – Analysis Paralysis: Motivação ou tortura

Há alguns jogos que justificam um par de minutos a pensar na coisa. Agora, por sistema, aturar pessoal que joga uma suecada como se fosse a coisa mais complexa do mundo... tenham dó. Não há pachorra. Portanto, admissível, dentro do razoável, com jogos que o justifiquem.

4 – Jogar com a namorada/esposa/namorado/marido

Acho que isso depende muito das relações... Não queiram ver isso entre dois escorpiões!

5 – O tema é importante?

O tema é importante. Pode até não ser factor que penalize o jogo no global mas, havendo um tema que puxe mais a carroça e que esteja bem integrado no jogo, é factor importante. vide Twilight Struggle.

6 – Knizia Vrs Kramer

Pergunta estúpida. Os autores são os jogos.
Voltamos às criações e às somas das partes ou ao todo?
Se fôr a soma das partes é o Knizia se fôr o todo não é pergunta que se faça. Para alguns será o Knizia do T&E para outros será o Kramer do El Grande...

7 – Joga sempre da mesma cor ou não tem preferência?

Parafraseando Henry Ford - jogo de qualquer cor desde que seja verde.

8 – Qual é o melhor jogo de Richard Borg: Memoir 44, Commands and Colors ou Battlelore?

Só experimentei o Memoir. Não gosto. Vi o battlelore e acho que não gosto. tenho o Commands e acho que vou trocar.

9 – Jogos de Guerra: Os verdadeiros jogos ou a verdadeira
chatice?

Eu sou um não adepto dos wargames. Ou melhor. Eu era um não adepto. Porque agora já os vejo de outra maneira. Não se conseguem temas tão bons quanto os que estão nos wargames. E essa pode ser uma vantagem. Agora, se tiver só que ver com dados, passo.

10 – Cooperative Games: Sim ou não?

Tirando o Risk Star Wars nunca joguei. E acho que esse não é um critério sólido para opinar.

11 – Serão as miniaturas necessárias nos jogos de tabuleiro?

Não. Fica giro ver as coisinhas no tabuleiro e tal mas, às vezes, até irritam. Aquela cena não cabe em lado nenhum.. vide Axis & Allies.

12 – Dados: Os maus da fita?

Gosto de jogos com algum factor sorte. Acredito na aleatoriedade controlada dos dados.

13 – Jogar pela Internet. Vale a pena?

NÃO. Definitivamente. Falta o queijo e o vinho e....

14 – É aceitável continuar a jogar monopoly?

Só se for para aprender a contar dinheiro mas, se já souberes, não vejo porquê.

15 – Age of Steam ou Railroad Tycoon?

Não joguei ainda nenhum dos dois. Mas acho que vou gostar mais do age of steam. É mais macaco.

NrowS disse...

1 - Joguei Puerto Rico só uma vez, durante uma visita à Alemanha em 2005. Não me lembro de muito, mas achei que estive todo o tempo a jogar sem perceber o conceito fundamental da coisa e, basicamente, fiz montes de acções que não serviram para nada.

2 - Então não joga?!? Muitas vezes... algumas com expansão, outras sem ela, mas joga-se.

3 - Não gosto de esperar pelos outros. Acho que demorar mais de um ou dois minutos para fazer a jogada é abuso. Claro que, às vezes, também levo o meu tempo, mas é raro. Uma ou outra vez, sem problema; quando é recorrente, a coisa complica-se.

4 - Jogo frequantemente, até porque ela faz sempre parte do grupo das noitadas. Quando jogamos, por exemplo, Carcassonne a dois, tentamos não estar sempre a prejudicar o outro, fazer um jogo o menos destrutivo possível. Mas quando estamos em grupo, é cada um por si.

5 - Not really.

6 - Abstenho-me.

7 - Não. Gosto do laranja, do vermelho e do preto, mas jogo com qualquer uma.

8 - Abstenho-me outra vez.

9 - Só joguei Risco online. Não tenho grande experiência com estes...

10 - São engraçados. Já experimentei o Shadow Over Camelot, Arkham Horror e Mall of Horror. São interessantes, mas preciso de jogar um pouco mais para decidir se realmente gosto ou não. O Arkham Horror é um épico que não admite muitas repetições... da única vez que entrei no jogo estive quatro horas de volta da mesa e, mesmo assim, não se conseguiu acabar a partida.

11 - Claro! Um Ferrari com duas cadeiras de pau não deixava de ser um Ferrari, mas com estofos em pele...

12 - Levam um gajo à ruina, isso é verdade, mas há jogos em que não aborrecem assim tanto.

13 - Vale, principalmente quando se joga contra pessoal conhecido.

14 - É. Pode é ser chato.

15 - Mais uma abstenção.

Chirol disse...

Continuando as minhas respostas...

12 - Já fui chiita contra os dados,k mas já estou bem mais flexível. até quero experimentar jogos com forte dose de dados (como o Marvel Heroes...)

13 - Sim, vale bastante! evidenta que não é a mesma coisa, que é bem mais legal jogar com os camaradas ao vivo, mas no intervalo do trabalho é a única possibilidade...

14 - NÃO!!!!!!!!!!!

15 - Nunca joguei os jogos, não posso opinar...

Anónimo disse...

>1 – Será Puerto Rico realmente o melhor jogo?
-
Não, até acho que ele é um jogo sensasional, mas tenho vários outros que prefiro na frente dele...

>2 – Ainda se joga Catan?
-
Sim, não mais entre as jogatinas de gamers, mas no encontro de amigos "não-gamers" quase sempre...

>3 – Analysis Paralysis: Motivação ou tortura
-
Tortura...

>4 – Jogar com a namorada/esposa/namorado/marido
-
Minha esposa gosta de jogar, e deixa de lado o fato de morarmos debaixo do mesmo teto quando joga...

>5 – O tema é importante?
-
É legal que haja um tema, mas não é imprescindível...

>6 – Knizia Vrs Kramer
-
Knizia!

>7 – Joga sempre da mesma cor ou não tem preferência?
-
Azul

>8 – Qual é o melhor jogo de Richard Borg: Memoir 44, Commands and Colors ou Battlelore?
-
Joguei o Memoir e gostei muito, tenho muita vontade de jogar o BL, e o C&C não me chama atenção...

>9 – Jogos de Guerra: Os verdadeiros jogos ou a verdadeira
chatice?
-
Ainda não joguei nenhum verdadeiramente de guerra...

>10 – Cooperative Games: Sim ou não?
-
Eu gosto, já joguei o Shadows Over Camelot, o Interpol e o Betrayal at the House on the Hill e sempre me divirto com eles...

>11 – Serão as miniaturas necessárias nos jogos de tabuleiro?
-
São legais, mas não fazem tanta falta...

>12 – Dados: Os maus da fita?
-
Gosto de lançar dados, e a despeito dos estatísticos, sou relativamente bom nisso e "torço" sempre pra dar o resultado que eu quero...

>13 – Jogar pela Internet. Vale a pena?
-
Gosto, mas não tem a mesma graça...

>14 – É aceitável continuar a jogar monopoly?
-
Acho que sim, mudando uma ou outra coisa pra que o jogo acabe... Mas é certo que só se joga como "não-gamers"...

>15 – Age of Steam ou Railroad Tycoon?
-
Age of Steam!

Azulantas disse...

Os meus "Bitaites":

1) Quem disse isso?

2) Quem é que ainda joga a isso?

3) Not nice. Dito isso, ocasionalmente acontece-me demorar um pouco mais do que os saudáveis 2 -3 minutos

4) a LL é uma adversária temível e leal. Jogo bastante com (contra?) ela e não ficamos pelo "Lost Cities"...

5) Tema em si já foi mais importante. Para mim é fundamental que o tema esteja bem integrado no jogo. Uma das coisas que me irrita no Tigris e Eufrates é precisamente a péssima integração do tema. O jogo é tão bom que passo por cima, mas o Knizia devia levar umas chibatadas por cada tema que colou aos jogos sem critério.

6) Dorn.

7) Sempre que possível evito o Amarelo (parece ser a cor preferida de muita gente - a mim dá-me sensação de ser a cor mais fraca...).

8) Tenho o Memoir'44, anda não joguei, mas parece-me ser o único que interessa.

9) Verdadeiros se tiver espírito para eles.

10) Ainda não formei a minha opinião. À partida parece que sim.

11) Sim, nos jogos de miniaturas.

12) Não desde que a jogabilidade não dependa exclusivamente (ou quase) do lançamento de 1 ou 2 D6. Como no Catan.

13) Não me puxa.

14) Só para quem não sabe mais.

15) RT pelos componentes.

Anónimo disse...

Eu acho q o melhor jogo e esse de vampiro:
http://s6.br.bitefight.org/c.php?uid=111857

Lúdico disse...

Você conhece e já jogou o Jogo da Carta da Terra? Um jogo de cooperação baseado no documento do mesmo nome, em que todos ganham, ou todos perdem. Você não precisa contar dinheiro, apenas as sementes, suas e dos demais jogadores, que são a fonte de energia que mantem o jogo vivo. Nele você tem um real interesse que seu parceiro permaneça vivo. Você não será julgado, nem criticado pela sua jogada, porque todos ajudam nesta tarefa. Afinal, todos tem um propósito comum a ser atingido! Ao jogar, os participantes tomam conhecimento e consciência de vários aspectos da realidade ecológica e social, mas também se divertem muito, porque promove situações de brincadeiras.
Como co-criador deste jogo, tenho jogado com públicos diversos tanto de idade, como de situação social, e a cada vez ele se apresenta de uma maneira diferente, e as vezes surpreendente, tornando-o não repetitivo para quem o pratica mais de uma vez.