15 dezembro 2005

BSW

BSW é a sigla que significa Brett Spiel Welt, ou seja, o site http://www.brettspielwelt.de.

Brett Spiel Welt quer dizer mundo dos jogos de tabuleiro e, de facto, neste site pode-se jogar gratuitamente e em tempo real uma série de jogos de reconhecida qualidade. Embora jogar online nunca seja, obviamente, o mesmo que o fazer com amigos e uma cervejola, a verdade é que o BSW é uma excelente forma de experimentar alguns jogos antes de os comprar, ou apenas de queimar alguns minutos, de vez em quando.

A selecção de jogos é grande e vai de jogos simples para 2 (como, por exemplo, o Lost Cities ou o Gamão), até alguns pesos pesados, como o Puerto Rico, o Princes of Florence ou, o mais recente, Funkenschlag (ou Power Grid).

Os interfaces nem sempre são os melhores (o do princes of florence, por exemplo, é péssimo), mas, na generalidade dos jogos são bons q.b.. Ainda ontem estive lá a jogar Yinsh e o interface é muito bom!

Vale a pena ir lá dar uma olhadela... ;)

P.S. : Recomendo vivamente que façam download do cliente e o instalem, em vez de usarem a applet do site.

5 comentários:

fgpina disse...

Chamo a atenção que este site pode ser uma autêntica ratoeira. Pode destruir o vosso prazer de jogar!

Posso explicar.

Das minhas sessões de jogos (de tabuleiro), constato que o melhor que existe é:

1) A malta que está à volta da mesa
2)O que se bebe e come que está em cima da mesa
3) A experiência de descoberta de um jogo em conjunto
4) Desenvolver estratégias inteligentes de vitória

Ir ao site que referes (recuso-me sequer a copiar o link), faz-nos caminhar directamente para o ponto 4, matando de uma penada as 3 melhores coisas.

Por outro lado, nada pior que ter jogadores de diferentes níveis à mesa. Péssimo para o veterano (por mim, odeio bater em mortos) e mais péssimo ainda para os rookies (por mim, odeio vexames).

Na minha opinião, só existem dois bons sites de jogos na internet: O BGG e o Jogos de tab...

zorg disse...

Tens alguma razão naquilo que dizes, mas não concordo com tudo.

Eu acho que BSW serve principalmente para:
- Experimentar um jogo, para ver se vale a pena comprar ou não.
- Jogar jogos a 2, que não tens oportunidade de jogar normalmente (e aqui, no meu caso, uso para coisas tipo Yinsh, Clans ou Lost Cities).

Evidentemente que não substitui o jogar com os amigos, devidamente acompanhado por umas cervejolas.

No entanto não acho que a melhor forma de evitar que acha desnível entre os vários jogadores seja evitar jogar os jogos, bem pelo contrário. A evolução consegue-se jogando muitas vezes o mesmo jogo e se, a espaços, houver jogadores que jogam melhor que outros, isso ultrapassa-se jogando mais.

fgpina disse...

Esqueci-me de referir o nivel 5 da experiência com um jogo:

5) Guardar a caixa no armário de honra (bem ao fundo e por baixo), assim que já pouco houver por explorar.

O que eu chamo a atenção, por experiência própria, é o seguinte:

a) Pensar que vamos experimentar um jogo na internet, mas só uma ou duas vezes para ver como é, e depois fazermos os jogos a sério em cima da mesa, é pura UTOPIA! Como os jogos na net são muitissimo mais rápidos e temos sempre parceiros disponiveis, a consequência é jogarmos um Puerto Rico aí umas 50 vezes antes de sequer suspeitarmos que já fomos longe demais. Depois, meus amigos, já é tarde. O jogo acabou de morrer na praia.

b) Sobre jogar demasiadas vezes um jogo, infelizmente hoje quase não consigo repetir um jogo mais que 2, máximo 3 vezes (é o que dá ter mais olhos que barriga e ter já dois armários com a porta a não conseguir fechar). Mas, no passado isso aconteceu e por isso refiro a minha fase 5 dos jogos. Foi por exemplo o caso do Settlers of Cattan. Joguei aí umas 20 vezes ao vivo. Depois joguei aí umas 100 vezes o jogo no computador (o maior erro da minha vida). Resultado: alergia cutânea ao SoC!

Concordo contigo no caso de jogos a 2 cuja perspectiva é mesmo só os jogar na net. Dá imenso prazer intelectual, mas pouquissimo prazer social.

Flotsi disse...

Tenho me interrogado se o facto de não jogar no BSW (tenho até alguma fluência no Alemão) se deve a que de facto e de forma não assumida, não gosto assim tanto dos jogos, mas sim mais de 'jogar'.
Algumas das pessoas que me estão próximas ( e que julgo infelizmente ainda não conhecerem o JdT) jogam no BsW e outras desconhecem-no. Eu não o divulgo. Não porque não mereça no fantástico mérito de desenvolvimento altruístico mas porque pactuo a 100% com as 5 razões do fgpina.
Aquilo que um "jogo de autor" proporciona e que merece até ao cêntimo o que custa (vale) nunca será alcançável por uma experiência virtual. O BsW é um excelente meio de divulgação deste universo e por isso patrocionado pelas próprias editoras, mas para certas sociedades, culturas e carteiras, de facto, uma autêntica ratoeira tal como as proliferantes "Cyber House / Café".

Pedro

Board Game disse...

Mahjong é meu tipo favorito de jogo de tabuleiro. Ele tem tanta variedade.