15 dezembro 2005

BSW

BSW é a sigla que significa Brett Spiel Welt, ou seja, o site http://www.brettspielwelt.de.

Brett Spiel Welt quer dizer mundo dos jogos de tabuleiro e, de facto, neste site pode-se jogar gratuitamente e em tempo real uma série de jogos de reconhecida qualidade. Embora jogar online nunca seja, obviamente, o mesmo que o fazer com amigos e uma cervejola, a verdade é que o BSW é uma excelente forma de experimentar alguns jogos antes de os comprar, ou apenas de queimar alguns minutos, de vez em quando.

A selecção de jogos é grande e vai de jogos simples para 2 (como, por exemplo, o Lost Cities ou o Gamão), até alguns pesos pesados, como o Puerto Rico, o Princes of Florence ou, o mais recente, Funkenschlag (ou Power Grid).

Os interfaces nem sempre são os melhores (o do princes of florence, por exemplo, é péssimo), mas, na generalidade dos jogos são bons q.b.. Ainda ontem estive lá a jogar Yinsh e o interface é muito bom!

Vale a pena ir lá dar uma olhadela... ;)

P.S. : Recomendo vivamente que façam download do cliente e o instalem, em vez de usarem a applet do site.

3 comentários:

zorg disse...

Tens alguma razão naquilo que dizes, mas não concordo com tudo.

Eu acho que BSW serve principalmente para:
- Experimentar um jogo, para ver se vale a pena comprar ou não.
- Jogar jogos a 2, que não tens oportunidade de jogar normalmente (e aqui, no meu caso, uso para coisas tipo Yinsh, Clans ou Lost Cities).

Evidentemente que não substitui o jogar com os amigos, devidamente acompanhado por umas cervejolas.

No entanto não acho que a melhor forma de evitar que acha desnível entre os vários jogadores seja evitar jogar os jogos, bem pelo contrário. A evolução consegue-se jogando muitas vezes o mesmo jogo e se, a espaços, houver jogadores que jogam melhor que outros, isso ultrapassa-se jogando mais.

Flotsi disse...

Tenho me interrogado se o facto de não jogar no BSW (tenho até alguma fluência no Alemão) se deve a que de facto e de forma não assumida, não gosto assim tanto dos jogos, mas sim mais de 'jogar'.
Algumas das pessoas que me estão próximas ( e que julgo infelizmente ainda não conhecerem o JdT) jogam no BsW e outras desconhecem-no. Eu não o divulgo. Não porque não mereça no fantástico mérito de desenvolvimento altruístico mas porque pactuo a 100% com as 5 razões do fgpina.
Aquilo que um "jogo de autor" proporciona e que merece até ao cêntimo o que custa (vale) nunca será alcançável por uma experiência virtual. O BsW é um excelente meio de divulgação deste universo e por isso patrocionado pelas próprias editoras, mas para certas sociedades, culturas e carteiras, de facto, uma autêntica ratoeira tal como as proliferantes "Cyber House / Café".

Pedro

Board Game disse...

Mahjong é meu tipo favorito de jogo de tabuleiro. Ele tem tanta variedade.