28 abril 2006

Cheira-me a Onagre... passa-me aí um Velite!

Roma é um jogo para dois jogadores que...
- Para dois jogadores? Já não jogo isso! Eu só gosto de jogos para um mínimo de 54 jogadores! jogos para 2 não têm interacção, nem me provocam nenhuma erecção! Struggle! Struggle! Uh! Uh! Só jogo Struggle e Fórmula Dé!
- Cala-te Hugo, que ninguém te perguntou nada! Não gostas, não jogas!

Onde é que eu estava antes da interrupção? Ah, sim, já sei: Roma é um jogo para dois jogadores, da autoria do, até agora desconhecido, Stefan Feld e editado pela Queen, na sua nova série de jogos para dois que pretende competir com a afamada Kosmos 2-player line.

Com uma carreira discreta a principio, Roma tornou-se numa das sensações do ano depois do insuspeito Alan "Ticket to ride" Moon ter afirmado, à saída da bolsa de Frankfurt e depois de ter adquirido um número não revelado de acções da Queen, que este simpático jogo era a sua escolha para melhor do ano de 2005 e que todos os outros jogos publicados pela mesma editora, eram os melhores dos respectivos anos de publicação e ainda contribuiam decisivamente para a melhoria dos níveis de colesterol dos jogadores, pelo que aconselhava toda a gente a adquirir várias cópias de cada um.

Piadinha! Eheheheheh! Sou muito espirituoso! Eheheheheh! Também me deviam dar um programa na RTP1!

Mas adiante!

Na realidade o Sr. Moon afirmou mesmo que o Roma era o melhor jogo de 2005, mas fê-lo numa geeklist to boardgamegeek e não à saída da bolsa de Frankfurt.

Seja como for, a revelação foi surpreendente e escandalosa. Qualquer gajo que frequente o BGG com regularidade acha-se um perito em jogos e vir um gajo com a fama do Alan Moon falar num jogo que ninguém ouviu falar, é um choque dificil de digerir!

Assim, o impacto dos queixos a bater no chão provocou um pequeno sismo, com múltiplos epicentros, estranhamente localizados perto de colecções de jogos de dimensões doentias...

Que jogo era este de que falava o Alan? - pensavam os geeks enquanto recolhiam as línguas e reencaixavam o maxilar - e como é que era possível que ninguém tivesse ouvido falar dele?

Os mais belos, esbeltos, inteligentes, sensuais e viris do grupo de surpreendidos gamers correram para o seu PC e mandaram vir imediatamente cópias do misterioso jogo, enquanto viam os morangos com açúcar, pelo canto do olho.

- Mas eu não mandei vir o jogo pá, tu é que mandaste!
- Precisamente Hugo, precisamente! Repara que eu falo dos "mais belos, esbeltos, inteligentes, sensuais e viris"! Não falo de ti...
- Ah, ok. Tens razão, claro!
- E para de me interromper, se faz favor! Estou a tentar fazer uma review séria!

Depois do jogo ter chegado, a ânsia para o experimentar era muita e à primeira oportunidade, foi para cima da mesa! O adversário era o mítico Pato, aquele cuja autoconfiança encheria 50 oceanos, se fosse liquida e tivesse sal. A ocasião surgiu enquanto esperávamos pelas pessoas para jogar Conquest of the Empire. Decidimos fazer uns joguitos enquanto esperávamos pelos atrasados... e, meus amigos, devo dizer que este jogo merece todos os elogios que tem recebido!

Com um conjunto de regras simples mas muito interessantes, este Roma consegue um feito muito díficil de atingir: é um jogo divertido, com alguma estratégia, alguma táctica e a dose certa de sorte que lhe dá alguma variabilidade, que é imprescindível num jogo para apenas dois jogadores.



As regras são simples e passo a descrevê-las, de uma forma resumida.

Existem 6 discos numerados de 1 a 6, que correspondem às faces de um dado. Estes discos são dispostos numa linha a dividir os dois jogadores e cada jogador pode atribuir uma carta a cada um destes discos. Inicialmente, cada jogador dispõe de 4 cartas, pelo que sobram 2 discos livres. Na sua jogada, os jogadores lançam 3 dados e são activados os discos correspondentes aos números resultantes desse lançamento. Os efeitos especiais das cartas que estão colocadas frente a discos activos são aplicados.

Por exemplo: se eu tiver um Fórum frente ao disco 1, um legionário frente ao disco 2 e um Haruspex frente ao disco 6 e me sairem os números 1, 5 e 6 no lançamento dos dados, posso activar o Fórum utilizando o valor 1 e o Haruspex com o dado 6. Ao fazê-lo, obtenho 5 pontos porque é esse o efeito especial do Fórum e posso ir buscar uma carta à minha escolha ao deck virado para baixo, porque é esse o poder do Haruspex. Em vez de usar todos os dados para activar cartas, poderia optar por usar um ou mais para obter ouro - uma moeda de ouro por cada ponto do dado - ou para ir buscar uma carta ao baralho - bisca-se um numero de cartas igual ao valor do dado utilizado e adiciona-se uma, à escolha, às cartas na mão que são mantidas escondidas do adversário. Para colocar uma carta destas em jogo, é preciso pagar o preço dela - inscrito na carta - e isto pode ser feito em qualquer altura, antes, durante, ou depois da execução das acções. Isto é importante porque é possível, por exemplo, lançar os dados, usar um dado para obter ouro, utilizar esse ouro para colocar uma carta da mão em jogo, colocar essa carta num disco correspondente ao valor de outro dos dados e activar esse disco, beneficiando assim do efeito da carta.

No caso do lançamento ter numeros repetidos, é possível utilizar o mesmo efeito várias vezes .

As cartas são o coração do jogo e os seus efeitos são variadissimos. Há cartas que permitem obter pontos directamente do "banco" (o Fórum, o Legado, ...) e outras que permitem roubar pontos ao adversário (o Mercador, o Tribuno da Plebe, ...). Há ainda cartas com efeitos mais militares, como destruír cartas do adversário (Legionário, Velite, ...), ou bloquear alguns dos seus discos (Gladiador).

É preciso jogar 2 ou 3 vezes para se ter uma noção do que existe no baralho e poder assim planear uma estratégia eficazmente.

Ambos os jogadores começam com 10 pontos e têm que pagar à banca 1 ponto por cada disco que tenham livre no inicio de cada jogada (sim, isto quer dizer que o primeiro jogador a jogar tem de pagar 2 pontos à banca, na primeira jogada, sempre). O jogo termina quando um dos jogadores ficar reduzido a zero ou, em alternativa, quando se esgotarem os pontos que estão no "banco" (há 36 em jogo). Isto quer dizer que o tempo de jogo varia bastante e um jogo pode, em tese, durar indefinidamente. Na práctica, eu diria que um jogo dura, em média, 30 minutos, embora já tivéssemos feito jogos muito curtos. Numa sessão de jogo, costumamos fazer 3 ou 4 jogos. Nunca fizemos nenhum jogo assustadoramente longo.



Tudo isto significa que o Roma é um jogo muitissimo interessante. Há estratégias de médio prazo a seguir e há decisões tácticas a pedir criatividade em todos os turns, nomeadamente no que diz respeito às combinações de cartas a activar. Também há uma componente de sorte não negligenciável, mas que tem o condão de introduzir uma dose de variabilidade bastante saudável, num jogo deste tipo. Recomendo o Roma sem qualquer tipo de reservas e agradeço ao senhor Alan Moon a recomendação... mesmo que isso tenha contribuido depauperar as minhas frágeis finanças e valorizar o seu portfolio bolsista. ;-)

- Pois pá, agora que estou a ler isto, já sei qual é o jogo! Este é muito fixe! Gosto imenso!
- Concordo, Hugo... mas pensava que não gostavas de jogos para 2 jogadores...não foi isso que disseste no início?
- Aahm...quer dizer... pois... enfim... o que eu queria dizer era que...
- ... és um boi-cavalo e assumes posições idiotas, com base em parvoíces pré-concebidas, sem nenhum tipo de sustentação lógica, ou racional?
- Pois, mais ou menos isso...


6 comentários:

Anónimo disse...

In all likelihood myriad of You many times would like to to a real tv display on screen of Your pc. I was trying to find a chaste website that allows it .

Can You plug me something ?

Thanks.
[url=http://isport24.com/pl/jak_ogladac.html]mecze na zywo[/url]

Anónimo disse...

I would like to thank You for being the member of this website. Please allow me to have the possibility to show my satisfaction with Hostgator web hosting. They offer professional and fast support and they also offer numerous [url=http://tinyurl.com/gatorcoupon ]Hostgator coupon codes[/url].

I like hostgator hosting, you will too.

http://wwwold.eoldal.hu/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=600681

jp_limac disse...

Hahahaha!

Coitado de Hugo. Mas por culpa dele a análise foi tão engraçada.E esclarecedora!

Vou atrás de uma cópia desse jogo!

Anónimo disse...

[url=http://www.officialfalconsnflshop.com/]Matt Ryan Jersey[/url]

I don't think I need to stress how important it is to run antivirus and spyware software We are happy we get to be of service to the world but believe that service can only bring in a minimal amount as determined by the client's ability to pay, the rate of donations made to the non-profit organization we work for, the number of products sold, or any number of reasons God is getting ready to release full heavy "torpedo" action against all these evil people, and still a lot of these people are not going to break by repenting and turning to God For more information on jewelry and gemstones, we cordially invite you to visit to pick up your FREE copy of How To Buy Jewelry And Gemstones Without Being Ripped Off

[url=http://www.cheapjerseysgame.com/]Cheap Jerseys China[/url]

Any company that introduces a new product will hire people to try it out before it is introduced to the market Maybe I will wait till I get the raise, the career, the job, the relationship, the hairdo, the body, the car, the house, the whatever, and then my life will be perfectIn most cases, you can double-click on your photo file and it opens Windows Picture and Fax Viewer Receive 6 valuable, complimentary BONUSES when you have a delightful, hour long, expert Angel Reading with Catherine and the Angels of Abundance

[url=http://www.frankgorejersey.net/]Nike Frank Gore Jersey[/url]

Anónimo disse...

We [url=http://www.onlinebaccarat.gd]online craps[/url] be suffering with a ample library of totally unsolicited casino games championing you to play right here in your browser. Whether you pine for to procedure a mesa encounter strategy or even-handed sample manifest a some new slots once playing seeking unfeigned filthy lucre, we possess you covered. These are the exact same games that you can play at earnest online casinos and you can join in them all in requital for free.

Anónimo disse...

Howdy would you mind letting me know which web host you're working with? I've loaded your blog in 3 completely different
internet browsers and I must say this blog loads a lot faster
then most. Can you recommend a good web hosting provider at a reasonable price?
Thanks a lot, I appreciate it!

Feel free to surf to my web site: Bruchgold verkaufen