23 outubro 2006

Essen report #2

Bom buzz

Isto não tem a ver com Essen directamente, mas como são novidades sobre um jogo novo que está a ser lançado lá, aqui vai: a gamebox, uma revista alemã sobre jogos, publicou uma review muito generosa sobre o The Pillars of the Earth. Para além de dizer que é um excelente jogo, atribui-lhe a nota impressionante de 10 em 10. No entanto - e isto já tem a ver com Essen - o jogo também tem sido um dos sucessos da feira, pelo que é definitivamente um título a seguir com atenção, tal como este blog tinha antecipado...

O lendário jogo Une ombre sur Whitechapel, o jogo de dedução da autoria de Bruno Cathala e do qual só existiam 250 cópias feitas pelo próprio autor, na esperança de que fosse publicado, foi, de facto, publicado. O seu novo título é Mr. Jack e parece que o jogo confirma todas os louvores de quem tinha jogado uma das tais 250 cópias. É um jogo de dedução, mas muito pouco vulgar, já que mistura uma componente de estratégia e um tema muito envolvente. Interessa-me bastante!

Midgard é o novo título da Z-Man games e está em pré-produção, pelo que só deverá estar disponível em Dezembro. É um jogo de pancadaria, mas que utiliza o mecanismo de draft de cartas (tal como o japonês Fairy Tale). A ideia é ir construindo uma mão de cartas que depois se usam para mover os exércitos no mapa, atacar os adversários e desencadear acções especiais. O jogo tem tido uma excelente recepção, por isso é mais um a manter debaixo de olho.

Die Baumeister von Arcadia (algo como os arquitectos de Arcadia) é o novo jogo de Rüdiger "Goa" Dorn. Os jogadores vão usando cartas para construir edifícios, ou colocar pessoas. Quando estes edifícos estão completamente rodeados (de pessoas ou outros edifícios), pontuam. O jogador que colocou a última pedra, recebe um selo e todos os jogadores com pessoas ao redor do edifício recebem um selo por pessoa. Parece que é um gamer's game bem desenvolvido, equilbrado e com vários caminhos possíveis para a vítória, o que não espanta, vindo de quem vem.

4 comentários:

Azulantas disse...

Apenas uma pequena achega: a editora Days of Wonder está a promover em Essen outro jogo de "pancadaria".

Trata-se do Battle Lore, jogo baseado no Memoir'44, mas adaptado ao tema da fantasia (Goblins, Dwarves, etc), que, pelos vistos, também tem tido feedback positivo.

zorg disse...

Sim, o Battle Lore também é um dos destaques, mas conto meter um post mais dedicado, quando tiver tempo, até porque esse não vai ter problemas em obter divulgação... ;)

Hugo Carvalho disse...

Presumo que com a palavra "selo" não queiras dizer murro nas fuças.
É que o jogo assim pode ser um bocado doloroso para o vencedor.

zorg disse...

Acho que o selo é uma peça parecida com a cúpula das torres no Torres. Até já houve quem dissesse que o jogo só tinha sido feito para reciclar o material que tinha sobrado do Torres, vê lá tu...

Mas parece que é bom!